‘Picada’ do Daily Telegraph em Sam Allardyce foi justificada, regras do Ipso

O ex-técnico da Inglaterra, Sam Allardyce, perdeu sua queixa de que o Daily Telegraph quebrou as regras do jornalismo enviando um repórter disfarçado para propor um acordo comercial e discutir regras sobre a propriedade de terceiros pelos jogadores de futebol.

Allardyce perdeu o emprego como gerente da equipe nacional em setembro de 2016 como resultado da picada, na qual um dos repórteres do jornal se apresentou como representante de uma agência falsa de gerenciamento esportivo e gravou secretamente suas conversas.O regulador de imprensa Ipso concluiu que o subterfúgio do Daily Telegraph era justificado com base em que era uma maneira “produtiva e proporcional” de investigar os tipos de relações comerciais que Allardyce estava disposta a considerar e que as descobertas “poderiam ser razoavelmente consideradas para demonstrar improbidade suficientemente grave. ”Para justificar a publicação.Sam Allardyce pede ao Daily Telegraph que libere suas fitas secretas Leia mais

O regulador concluiu que, embora Allardyce, que deveria ganhar £ 3 milhões por ano como gerente da Inglaterra, não viole as regras da Football Association ele “mostrou um desprezo por eles”, discutindo possíveis soluções alternativas sobre regras relativas à propriedade de jogadores por terceiros – uma prática proibida na Inglaterra e “amplamente considerada eticamente errada” – e havia um claro interesse público em denunciar isso.

O gerente da Inglaterra também teve a idéia de realizar palestras para a empresa falsa do Daily Telegraph por £ 400.000 por ano, deixando claro que isso precisaria da aprovação de seus empregadores na FA.

“O jornal também reuniu evidências de que estava disposto a negociar honorários de palestrante com uma empresa que estivesse explicitamente interessada em terceiros. propriedade de jogadores ”, disse o regulador. “Durante a segunda reunião, ele testemunhou uma conversa em que um agente de futebol parecia sugerir que um pagamento não autorizado poderia ser feito a um jogador.”

A decisão de 17.000 palavras foi proferida após uma investigação de queixas por Allardyce, seu agente Shane Moloney e contador Mark Curtis que eles foram deturpados e que suas cotações foram tiradas de contexto.

O gerente sempre insistiu que a picada era injusta porque, como o regulador enfatizou, nenhuma regra foram quebrados.Ele também reclamou que a cobertura era injusta, pois estava ligada a uma investigação mais ampla sobre “corrupção”, sugerindo graves irregularidades.

No entanto, Ipso concluiu que o assunto ainda era do interesse público por causa dos altos padrões esperava de um indivíduo tão proeminente e decidiu que era um comentário justo para o Telegraph dizer que Allardyce “tentou ganhar o máximo de dinheiro possível como gerente da Inglaterra”.

O regulador determinou que entre os 15 artigos publicado pelo Daily Telegraph sobre Allardyce em setembro de 2016, havia três imprecisões significativas que exigiam correção. Uma relacionada a uma sugestão falsa que o gerente sugeriu que terceiros poderiam se beneficiar das taxas de transferência.Os outros dois, implícitos, que Allardyce se ofereceu para informar a empresa falsa do Daily Telegraph sobre como violar as regras de propriedade, em vez de simplesmente querer considerar falar em seus eventos.

O veredicto do regulador que aprovou o subterfúgio contou em parte com o fato de o Daily Telegraph ter dito que estava agindo sob alegações anônimas contra a Allardyce desde o início de 2015 que ele deveria ser investigado, além de uma denúncia de um “agente específico do futebol” anônimo. Compromisso de Sam Allardyce na Inglaterra Leia mais

Em comunicado divulgado ontem à noite, Allardyce insistiu que a decisão de Ipso era falha, o Telegraph “havia colocado palavras na minha boca” e pediu aos jornalistas envolvidos que devolvessem os prêmios que ganharam por a cobertura.

Ele também criticou a liderança da FA e como eles lidaram com sua resposta à história: “Ficou claro que aqueles com quem eu estava lidando estavam mais preocupados com a sua própria imagem do que chegar à verdade do que ocorreu.Considerarei minha posição a esse respeito com meus advogados, mas espero que Martin Glenn e Greg Clarke reflitam sobre a falta de liderança que eles mostraram – não pela primeira vez ou espero a última. ”A manchete e o subtítulo deste artigo foram alteradas em 30 de agosto de 2018 para incluir referência aos aspectos subterfúgios e de imprecisão das descobertas da Ipso. A manchete foi alterada em 4 de setembro de 2018 na sequência de uma queixa de advogados em nome de Sam Allardyce.